R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
SER DISCÍPULO é...
comprometer-se, exclusivamente, com a pessoa de Jesus Cristo
 
 
 
Notícias
 
11/02/2016
NOVOS CURSOS ESCOLA DOMINICAL
Convidamos a todos para participar da Escola Dominical do dia 14 de fevereiro. Será um dia muito importante, pois, serão apresentados os novos cursos para o Departamento de Adultos – muitas novidades e bons estudos nos esperam! Não se esqueça: neste dia serão feitas as inscrições para cada curso.

CURSOS:


✔ MEMBROS UNS DOS OUTROS (Zenaide, Vanilde e Glorinha)
Resumo: Não são poucos aqueles que se dizem cristãos, mas não querem estar envolvidos com a igreja. Preferem viver longe da comunidade cristã, sem qualquer relacionamento com outros membros do Corpo de Cristo. Muitos se contentam em acompanhar os programas evangélicos pela televisão. Nas palavras de John Piper: “É mais fácil ficar em casa e assistir televisão do que conviver diretamente com pessoas diferentes de você e carregar os seus fardos em oração e ministrar a eles com os seus dons e traçar estratégias com eles para alcançar os perdidos.”
    Viver isoladamente a vida cristã é uma contradição, pois a fé que une a Cristo Jesus une também à igreja. Portanto, o ensino das Escrituras revela que não é possível ser cristão, pertencer ao Corpo de Cristo, sem pertencermos uns aos outros. Estar ligado a Cristo significa estar em conexão com os irmãos e irmãs. A verdadeira fé cristã conduz à compreensão de que não existimos para nós mesmos, pois somos membros uns dos outros.

DISCUTINDO RELIGIÃO (Rev. Ailton; Dr. Romar; Dc. Vitor)
Resumo: A religião faz parte da história do homem. Desde os tempos mais remotos, o homem cultua.
    Novas expressões religiosas surgem, a cada dia, sendo que muitas estão mescladas com elementos das mais diferentes matrizes religiosas. Tal cenário comprova a complexidade que envolve a prática da espiritualidade no mundo atual. Como não discutir religião em um universo tão complexo, com tantas proposições diferentes? Religião se discute, sim! Com muito respeito e com muita tolerância.
    Como cristãos somos desafiados a conhecer e a refutar, à luz da Bíblia Sagrada, as expressões religiosas que não estão em sintonia com os ensinamentos bíblicos. A espiritualidade que não confessa a Jesus como Salvador e Senhor precisa ser questionada. Sem intolerância, porém, com firmeza, somos desafiados a apresentar ao mundo o caminho para o encontro com Deus, na pessoa de Jesus Cristo.

CATECÚMENOS (Pb. Neto, Pb. Paulo Stofel e Pb. Daniel Camargo)
Resumo: O curso de Catecúmenos é voltado para os irmãos que desejam professar publicamente a sua fé e aderir à Igreja através do Batismo.
    São treze capítulos onde apresentaremos a importância das Escrituras Sagradas, estudando os conceitos de revelação, inspiração e iluminação. A pessoa de Deus – seus nomes. A Trindade santíssima e os atributos do Deus Eterno. Estudaremos também sobre o homem, a criação do universo, a criação e queda do homem. O plano de salvação, o pecado e obra redentora de Jesus Cristo e a necessidade que temos de arrependimento e fé. Estudaremos sobre as origens da Igreja Presbiteriana, seu sistema doutrinário, sua história e sua forma de governo. Mostraremos a importância do batismo, da eucaristia, da presença de Jesus Cristo nos elementos da ceia.
    Embora o curso seja voltado para aqueles que desejam ser membros comungantes da Igreja, irmãos já batizados e membros da Igreja podem também participar do curso livremente.

ÀS IGREJAS, COM CARINHO! (Marcos Ferreira e Dc. João Demarchi)
Resumo: O estudo das cartas paulinas nos permite ver um Paulo não apenas como o intelectual ou o teólogo, mas, acima de tudo o pastor. O mesmo homem que demonstra possuir respeitável bagagem intelectual, contundente em suas argumentações, que desenvolve o seu ministério de forma enérgica e, às vezes, até severa, é o mesmo que em todas as cartas, de forma explícita ou nas entrelinhas, deixa transparecer a ternura de um coração meigo e carinhoso.
    Todas as cartas conservam um tom essencialmente pastoral.
    Escrevendo às comunidades, compara-se à mãe que acaricia os filhinhos e é capaz de dar a vida por eles (I Ts 2.7-8). Sente pelos fiéis novamente as dores de parto (Gl 4.19). Ama-os e, por isso, se sacrifica ao máximo por eles (II Co 12.15). Mas é também o pai que educa (I Ts 2.11) que gera as pessoas, por meio do evangelho, à nova vida (I Co 4.15). Sente pelas comunidades que fundou o ciúme de Deus (II Co 11.2), temendo que eles percam a fé. Quando se faz necessário, é severo e ameaça, exigindo obediência (I Co 4.21). Paulo é capaz de amar todos os membros de todas as comunidades, sem distinções. Constantemente os chama de “queridos e amados”.
    Será um delicioso desafio estudar as cartas paulinas.

HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL (Rev. Silas Luiz de Souza)
Resumo: O conteúdo deste curso é a história da Igreja em nosso país. Pretende-se obter uma visão crítica da presença do cristianismo em terras brasileiras desde a chegada dos primeiros cristãos, os portugueses católicos, no século XVI. Procuraremos conhecer as práticas e estratégias dos protestantes desde sua inserção, no século XIX, até o presente século XXI, destacando as semelhanças e diferenças entre os diversos ramos do protestantismo. Olhando para o que aconteceu no passado para entender a presente época. Sempre vendo na história o agir de Deus na vida de seu povo.
    A metodologia empregada constará de aulas expositivas dialogadas, leituras de documentos, apresentação de filmes e ativa participação dos alunos e alunas nas discussões pertinentes.

PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA UM CASAMENTO DURADOURO (Rev. Jabis, Patrícia, Willian e Kelly)
Resumo: “Desorientada pela liberação dos costumes, pela perda da autoridade do pai e pela precariedade própria da economia moderna. Monoparental, homoparental, gerada artificialmente. Desconstruída, recomposta, clonada. A família ocidental parece hoje pervertida em sua função de célula de base da sociedade, e cada vez menos apta a transmitir os valores que há tanto tempo encarnava” (A família em desordem, Elisabeth Roudinesco.
    Que respostas a Bíblia e a Igreja podem dar a esta realidade? Como enfrentar as lutas e dificuldades no casamento? Qual o papel de cada um no casamento e do casal na sociedade? Como ter um casamento duradouro? É possível?
    Estas e outras perguntas serão respondidas com lições e experiências que ensinarão o verdadeiro sentido do “uma-só-carne”, buscando conhecimento e sabedoria que produzirão contentamento e harmonia na vida conjugal.


CLASSE PARA ADOLESCENTES (Sem. Pedro; Coordenadores da UPA)

CLASSE DA MOCIDADE (Sem. Nilton; Pb. Hélio;)

 
 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se