
ASSOCIAÇÃO ORIENTADA DO PROGRAMA AMOR EXIGENTE
O Amor-Exigente, como é conhecido, nasceu no dia 15 de julho de 1993, numa noite fria e chuvosa, no salão social da Igreja Presbiteriana de Americana. Basicamente o Amor-Exigente (AE) é um Grupo de Apoio para famílias com dependência química. É um grupo com presença em vários países. Foi trazido dos Estados Unidos da América pelo Pe. Haroldo Hahm. Para Americana, SP, foi trazido pelo Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho – pastor da Igreja.
O Grupo acolhe famílias com dependência química. Suas reuniões acontecem toda quinta-feira, das 20h às 22h no salão social da Igreja Presbiteriana de Americana (Entrada pela Rua 12 de Novembro-esquina com Rua 7 de Setembro-Centro). Os coordenadores do movimento são voluntários que foram ajudados em algum momento pelo Amor-Exigente. Há reuniões para os familiares e para os dependentes. O Grupo trabalha com os 12 princípios de Amor- Exigente, e, com os 12 passos dos Alcoólicos Anônimos para os dependentes. Há a regra áurea do movimento que permeia todas as suas orientações dadas em grupo: “Nós o amamos, mas não aceitamos o que você faz de errado” . Cremos que o amor é exigente. O amor complacente acaba não sendo um amor genuíno.
Hoje, responde pelo Amor-Exigente a Associação de Orientação do Programa Amor-Exigente, devidamente registrada nos competentes órgãos da cidade de Americana.
Inúmeras famílias são orientadas e atendidas semana após semana. Geralmente, quando se descobre a dependência química de algum membro da família, os familiares não sabem o que fazer, ou, como lidar com a situação. O Amor-Exigente, apoiará, orientará e acolherá esta família. Começa, via de regra, um trabalho de reeducação de pais. Às vezes, não é só o dependente químico que está doente. A família também está. Necessário será uma tomada de atitude. Na tomada de atitude se iniciará uma mudança rumo à restauração de vidas preciosas. Conte conosco.
Os 12 princípios do Amor-Exigente, trabalhados em grupo, são:
01. Raízes Culturais;
02. Os pais também são gente;
03. Os recursos são limitados;
04. Pais e filhos não são iguais;
05. Culpa;
06. Comportamento;
07. Tomada de atitude;
08. A crise;
09. Grupo de apoio;
10. Cooperação;
11. Exigência ou disciplina;
12. Amor.
Coordenador em Americana
ADEMIR ROBERTO DOS SANTOS
19-3462-4337 – amegbr@yahoo.com.br
Conheça mais pelo site
www.amorexigente.org.br